A verdade sobre empreendedorismo e porque você não conseguirá fazer isso sozinho

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Resolvi escrever esse post após ver uma palestra do Ernesto Sirolli, chamada “Quer ajudar alguém? Fique quieto e escute!”. Se eu fosse você investiria seu tempo na palestra completa. É só clicar aqui.

Em uma fala brilhante, Sirolli define o que para ele é a verdade sobre empreendedorismo: as grandes empresas, as pequenas empresas, todas elas devem ser capazes de fazer três coisas perfeitamente: vender um produto fantástico, fazer um marketing fantástico, e possuir uma gestão financeira extraordinária.

Ainda segundo Sirolli, falando de uma maneira bem humorada: “Nunca foi encontrado um único ser humano no mundo capaz de fazer as três coisas ao mesmo tempo”.

Deixo registrada minha sugestão desde já, forjada ao longo destes quase dois anos atendendo pequenas empresas pelo Programa ALI, do SEBRAE: leia este texto buscando gerar ideias de melhoria para sua empresa, e transforme elas em ações. E não adianta querer fazer tudo de uma vez só. Uma grande melhoria por vez e sempre em frente!

Então vamos por partes:

1) Como possuir um produto fantástico?

Um produto (ou serviço) existe para solucionar um problema ou necessidade de uma pessoa. Eu vou à padaria porque tenho fome. Na verdade eu não vou mais, peço de casa porque tenho fome e preguiça. E peço via aplicativo, porque tenho fome, preguiça e não gosto de falar ao telefone.

Já lidei com alguns empreendedores que não compreendiam porque os clientes não apareciam, e colocavam a culpa totalmente na crise econômica vivida pelo Brasil. Concordo que a crise tem sua parcela de culpa, mas as pessoas continuam vivendo apesar dela. O hábito das pessoas evolui, o mercado evolui. O Google já falou sobre como o brasileiro mudou seus hábitos de compra: olha aqui.

Me arrisco a dizer que atualmente no futuro os produtos só serão fantásticos para os consumidores se estiverem acompanhados de um serviço fantástico. Deixe-me explicar utilizando o exemplo (fictício) da padaria. O produto da padaria é o pão, eu gosto de pão e o utilizo para matar minha fome. Porém, prefiro comprar na padaria da Maria, pois ela tem um excelente pão e um atendimento de qualidade pois aceita pedidos via Whatsapp. Esse é o diferencial da Padaria da Maria. Nenhuma outra padaria do meu bairro faz isso, e é por isso que eu preferi comprar dela. Perceba que o produto da Maria possui mais VALOR para mim pois ela oferece um serviço de atendimento diferenciado.

O que o seu principal grupo de clientes está fazendo para solucionar seus problemas? Como você pode ajudá-los? Como você pode se diferenciar dos seus concorrentes?

2) Como realizar um marketing fantástico?

“Quem não é visto não é lembrado”. Por outro lado, “o boca a boca é a melhor forma de divulgação”. E agora? Eu concordo com as duas! O boca a boca é sim a melhor forma de divulgação, mas é resultado de um longo trabalho, onde a empresa possui um produto fantástico e clientes que já promovem sua marca. Mas e até lá? O que pode ser feito?

O primeiro passo é entender quem são nossos clientes, de novo! Você entendeu os clientes para desenvolver uma solução para suas necessidades antes, agora você compreende eles para definir a melhor forma de divulgação. Eles usam internet? Estão em qual rede social? Lêem e-mail? Utilizam Whatsapp? Você pode ler aqui sobre uma técnica para entender melhor o comportamento de clientes, chamada Persona.

Após entender os hábitos, é hora de definir a estratégia de abordagem. E-mail, telefone, redes sociais, panfletos, tudo é válido desde que feito com estratégia. Quantas pessoas vou atingir? Quanto vou gastar? Quanto espero de resultado? SIM, NÚMEROS! Alguns profissionais de marketing defendem que atualmente os testes são indispensáveis para descobrir como os clientes de uma empresa respondem às ações de divulgação (veja mais aqui) . Os números, portanto, são fundamentais para saber se houve sucesso ou insucesso nessas tentativas. Se quiser ler mais sobre indicadores de marketing, clique aqui e aqui.

3) Como possuir uma gestão financeira extraordinária?

“Trabalhar duro não é o mesmo que trabalhar de forma inteligente”. Infelizmente a cultura do nosso país atrela resultado a esforço. Se você trabalhar muito você certamente terá o resultado esperado… Só que não! Os números estão aí para ajudar e guiar o empreendedor para a direção de seu objetivo. O grande problema é: a grande maioria das empresas que atendo praticamente não utilizam números para tomar decisões.

Muitas dessas empresas confundem possuir controles com realizar a gestão. Elas possuem softwares, planilhas, números, porém não possuem o hábito de analisar. A gestão é a base a tomada de ação do empreendedor.

E aqui não temos para onde correr. Temos que buscar capacitação, fazer cursos (a Endeavor tem um curso online gratuito), consultorias, buscar pessoas capazes de nos ajudar, e o mais difícil de tudo isso: criar o hábito de analisar. Cada empresa possui uma forma de fazer sua própria gestão, mas a análise deve impreterivelmente fazer parte deste método. E perder tempo preenchendo uma planilha pode te trazer informações sobre seu negócio capazes de modificá-lo completamente. As principais informações que você precisa já estão na sua empresa! Como transformar essas informações em conhecimento e ações de melhoria?

Bônus) Como fazer tudo isso funcionar?

Voltando lá no começo, na fala do Ernesto Sirolli: “Nunca foi encontrado um único ser humano no mundo capaz de fazer as três coisas ao mesmo tempo”. O empreendedor cresce com pessoas capacitadas e engajadas ao seu lado. E pessoas capacitadas também tem necessidades a serem atendidas! Para atrair clientes, atenda suas necessidades… para atrair pessoas capacitadas para fazer sua empresa crescer, atenda as necessidades delas! E não ache que falo apenas de salário quando digo necessidades. É possível ver aqui que as PMEs que mais crescem no Brasil atualmente são as mais bem avaliadas por seus próprios colaboradores.

Aquela frase clichê se encaixa bem aqui: “Trate bem seus colaboradores que eles tratarão bem seus clientes”. Forneça capacitação! Seja transparente! Desenvolva seus objetivos junto de sua equipe. Existem técnicas que auxiliam o desenvolvimento de metas em conjunto, como a OKR. Essa é uma técnica utilizada pelo Google, e uma empresa brasileira relatou aqui sobre como foi o processo de implementá-la. Neste caso a cúpula da empresa definiu 40% dos objetivos do trimestre e deixou cada setor livre para definir sua forma de trabalho e suas respectivas metas.  A empresa tinha 15 colaboradores quando começou a utilizar os OKRs e hoje possui mais de 100! A dica é começar simples e ir melhorando com o tempo. 

Para fechar, e aproveitando o gancho do “simples”, ressalto novamente: defina o foco inicial de melhoria e trabalhe apenas nele. Não tente solucionar todos os problemas de uma vez só! E não deixe de buscar alternativas, afinal, inovação é uma melhoria contínua.

E aí, o que você achou? Nos conte suas experiências aqui nos comentários! O que deu certo, o que deu errado? O que você achou do texto? Obrigado e um abraço!

Quem é o Lucas?

Um ALI belo-horizontino que está sempre com sua caneta no bolso da camisa, estudando sobre empreendedorismo e marketing digital, atualizando seu Trello ou jogando um futebol honesto.

LinkedIn | Facebook | lucas.alimg@gmail.com

11 comentários em “A verdade sobre empreendedorismo e porque você não conseguirá fazer isso sozinho

  1. Bacana demais Lucas! Parabéns pelo trabalho, pelo apoio e tenha certeza que sairá do Ali quase completo. Depois é só aplicar suas próprias ideias em seu negócio ou de terceiros, pois só vivendo e aplicando a teoria é que se aprende por completo! Grande abraço da Cachaçaria Nacional e tamo junto!

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